quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Técnica de Clonagem:

Como fazer Clones em Terra

Breve explicação para principiantes

O método de clonar ou, mais corretamente em lingua portuguesa designado de, método de propagação por estacas, consiste em cortar um ramo de uma planta, e colocar num meio propício ao desenvolvimento de raizes (terra, água, cubos de lã de rocha, bolas de argila, lã de côco, etc) e onde a humidade ambiente seja alta e a temperatura não muito baixa, após alguns dias a estaca ou clone, cria raizes, dando lugar a uma nova planta com as mesmas propriedades genéticas da planta mãe. Como é óbvio, convém fazer clones únicamente de plantas fêmeas, pois são estas que nos interessam.

Material necessário:

Procedimento:

  1. Escolher um bom ramo, forte, vigoroso, para resistir bem ao stress do enraizamento. Segurar com firmeza, e cortar num ângulo de 45º, ligeiramente acima de um nódulo.
  2. Pôr o clone, rápidamente, num copo com água, e ter atenção se a parte que foi cortada está completamente submersa. A razão de se manter os clones sempre dentro de água durante todo o processo, é para não entrar ar, ou mais corretamente, oxigénio dentro da circulação da planta, o que se acontecer pode-a matar.
  3. Repete-se várias vezes o processo até ter a quantidade pretendida e tendo o cuidado de os manter dentro de água sempre.
  4. Cortar os rebentos que não são necessários para a planta. Depois de se limpar as partes desnecessárias, deve dar-se um novo corte final, novamente num ângulo de 45º e meter o ramo dentro do hormonio ou gel de enraizamento Sela Gel.
  5. É importante referir que quanto mais nós houver no final, maiores probabilidades terá de enraizar, pois as primeiras raizes surgirão destes locais. Não se deve usar NUNCA a embalagem onde vem o gel (Sela Gel), repito, nunca molhar directamente na embalagem, porque alguns clones podem transportar bactérias ou viroses para todo o producto na embalgem e contaminar futuros clones. Passado entre 30 segundos até 2 minutos, pode-se retirar e meter num copo de terra previamente preparado.
  6. Introduzir o clone na terra, previamente regada e furada. Deve-se apertar ligeiramente e com muito cuidado para a terra e o clone estarem completamente em contacto.
  7. Também é bastante aconselhável cortar as pontas das folhas maiores, mas não abusem!!!(Há quem nem as corte)Não esquecer de usar boa terra, e bolas de argila no fundo dos copos para uma boa drenagem.
  8. Depois é só meter os copos num ambiente bem iluminado por várias fluorecentes (o ideal será usar vários espectros luminosos: warm light, cool light, grolux, etc) com uma humidade bastante elevada (80%/90%) ou então borrifar várias vezes ao dia (para manter a humidade elevada ao máximo) e com uma temperatura ambiente razoável (21º/31º) e esperar entre 8/12 dias.
  9. Passado uma semana, verificar se há raizes já a sair pelos furos do fundo dos copos ou até mesmo por cima, e preparar para transplantar para um vaso maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário